Por Mário Gaudêncio
Recentemente visualizamos diversos comentários e dúvidas sobre o jogo “Pokémon Go”, que inclusive tem sido um sucesso internacional. Contudo, a tecnologia que está por traz dela é algo ainda mais surpreendente, pois a “realidade aumentada (RA) ou augmented-reality ( AR ) é a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real (como, por exemplo, através de uma câmera)” (WIKIPÉDIA, 2016, online).
Temos em condições artificiais uma tecnologia capaz de criar um contexto híbrido que possibilita aproximar a civilização de um “mundo real imbricado”, incluindo determinados objetos visuais e sensoriais, sendo capaz de ser aplicado não apenas a área do entretenimento.
Talvez por isso que Cortella e Dimenstein (2015), digam que não existe mais uma linha tênue entre real e virtual. Um está contido no outro. Este cenário se fortalece cada vez mais quando temos a intenção de solucionar problemas do “mundo real” e não conseguimos. É também em virtude desse contexto que Bauman (2001) reflete a ideia de “modernidade líquida”.
Portanto, emular situações a partir da Realidade Aumentada (RA), será cada vez necessário para que tenhamos condição de iluminar questões tecnológicas, sociais e culturais ainda não equacionadas.
REFERÊNCIAS
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CORTELLA, M. S. A Era da curadoria: o que importa é saber o que importa. Campinas: Papirus, 2015).
G1. Pokémon Go para IOS e ANDROID levará monstrinhos para mundo real. 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/games/noticia/2015/09/pokemon-go-para-ios-e-android-levara-monstrinhos-para-mundo-real.html>. Acesso em: 18 jul. 2016.
WIKIPÉDIA. Pokémon Go. 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pok%C3%A9mon_GO>. Acesso em: 18 jul. 2016.
WIKIPÉDIA. Realidade aumentada. 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada>. Acesso em: 18 jul. 2016.
Descubra mais sobre bibnewsbr
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.