Escrito originariamente por Sara Polo
Adaptado por Mário Gaudêncio
A Aldeia de Quintanalara, em Burgos na Espanha propõe um modelo de comunidade que deveria ser tomado como exemplo ou caso de sucesso para o Brasil, especialmente porque vivemos um cenário onde, apesar do Estado ter promulgado uma lei que propõe universalizar as bibliotecas no Brasil até 2020, o que temos é uma prática contraditória, onde os governantes não entendem as bibliotecas como espaços estratégicos de educação continuada e promotoras do desenvolvimento.
Diferente da realidade brasileira, a comunidade de Quintanalara na Espanha tem 33 habitantes, 4 ruas, 1 biblioteca e 16.000 livros. Isso mostra que uma sociedade se faz mediada por livros e valorização do saber.

Uma posição singular da comunidade, que conseguiu colocar a sua população no “mapa da inovação”, especialmente por possibilitar o surgimento de uma “biblioteca aberta 24 horas, 365 dias por ano”, conforme afirma Polo (2016, online).
Um outro diferencial do projeto idealizado pela aldeia de Quintanalara, é que a biblioteca utilizará o modelo Bookcrossing (veja o caso brasileiro). Por esse motivo, a Rede Espanhola de Bookcrossing (veja o caso de Quintanalara).
Para acessar a reportagem na íntegra, leia a notícia no Jornal El Mundo.
Fonte: Jornal El Mundo
Descubra mais sobre bibnewsbr
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.